O francês Thierry Mabboux, que vive no país há mais de 20 anos, importou a sua expertise de anos de trabalho em parceria com maisons como Chanel, Jean Paul Gaultier e Cacharel e criou a L´Art Olfactif no início deste ano. Atualmente, ele desenvolve fragrâncias que não custam menos de R$ 12 mil. "O perfume deve casar com a pessoa, sua personalidade, sua pele, seu estilo e seu astral. Podemos falar em sintonia e em sincronia entre o perfumista e seu cliente. Há também um pouco da magia das essências e de intuição", explica.
Sem um estudo detalhado da personalidade do comprador, o resultado pode ficar comprometido, concordam os especialistas. Para evitar insatisfação, Thierry aposta numa conversa tête-à-tête com o cliente, pois acredita que seu "feeling" diminui as chances de erro. Já Valéria oferece uma alternativa para quem quer adquirir um vidrinho com seu "DNA" impresso:
"Se a entrevista for via web, faço questão de enviar um formulário com várias perguntas cuidadosamente elaboradas e trocar algumas mensagens desenvolvendo aquilo que me foi respondido, até criar uma amostra com a minha sugestão de perfume, acompanhada da razão da escolha".
Se Alexandre Borges e Jesus Luz fossem perfumes...
A expert em perfumaria e cosméticos Renata Ashcar é uma observadora atenta das características individuais de seus clientes. Por conta de seu faro aguçado, o Bolsa de Mulher propôs à especialista a brincadeira de compor um perfume baseado na imagem que o ator Alexandre Borges lhe inspira. Já para Valéria Trigueiro, pedimos uma essência que exalasse os predicados do DJ Jesus Luz, namorado de Madonna. Veja as composições imaginadas por elas a partir de suas interpretações pessoais das duas celebridades: "Alexandre tem o tipo atlético, é um homem que adora aventuras e desafios. Vibrante e cheio de energia, sobressai com a sua coragem e o seu desejo de estar sempre em destaque. Visionário, curioso e intuitivo, ele abraça projetos audaciosos com paixão. Sua fragrância expressa seu espírito de sucesso e sua sede por aventura", analisa Renata. "As fragrâncias desta categoria giram em torno dos cheiros de diversas ervas aromáticas (verdes, marinhas ou frescas), pois elas atraem sua forte personalidade. Estes perfumes são normalmente complementados com notas cítricas e estão entre os favoritos na preferência masculina."
Jesus Luz
Jesus Luz
"Para o Jesus, penso num perfume com sândalo indiano, ideal para o homem que se apresenta com segurança. Acrescentaria umas gotículas de olíbano, que abre os chacras sexuais, pega o corpo todo e ainda se liga com a espiritualidade", diz Valéria. "Capim limão para misturar e dar maior jovialidade, flor dama da noite porque é bem sensual, um pouco de limão e hortelã para abrir o aroma. Este é um perfume encorpado, típico para o homem que diz: ‘Cheguei, eu sei quem sou, não me importo com o que os outros pensam a meu respeito'."
Consultamos os galãs em questão e a reação de ambos foi de completa identificação com as descrições da profissional. Alexandre, que diz considerar o cheiro um "estimulante", ficou lisonjeado e analisou os pontos destacados pela criadora.
"Nossa, quantos elogios! Acho que aventura, espírito guerreiro e apaixonado, isso eu tenho bastante. Procuro sempre buscar momentos de ousadia, novos desafios e, com certeza, buscar a alegria e atitudes que nos tragam este sentimento", diz. "É humano termos medo dos desafios, por isso precisamos buscar o equilíbrio. Eu procuro sempre ser transparente, assumir quando estou em momentos bons ou ruins, mas estou sempre buscando momentos maiores. O que vale é ter a tranquilidade de esperar o momento certo. Tudo tem o seu tempo".
Alexandre gostou tanto da ideia de ter um cheiro sob medida que entrou na brincadeira e pensou numa fragrância especial para a mulher, a atriz Julia Lemmertz. "Para ela, a essência deveria ter traços orientais. Julia gosta muito de meditar, tem uma ligação muito forte com a ioga. Deveria ser um perfume que representasse o equilíbrio, a harmonia, com um efeito apaziguador, como ela. Não muito doce, mais para cítrico e bem suave", arrisca.
Já Jesus, entre um voo e outro, respondeu através de seu smartphone que gostou do resultado. "Achei a ideia da personalização incrível, sou sempre a favor de experimentar coisas novas. Pelo que li, vejo que vocês já conhecem bem a minha personalidade", observa ele, que confia plenamente na opinião feminina sobre o assunto. "Quando vou comprar um perfume, sigo a indicação das mulheres da minha família, elas sempre entendem".
Leia mais: Luxo em essência para poucos
Nenhum comentário:
Postar um comentário